Dicas para atrair mais ouvintes para sua web rádio

BRASCAST
30/06/2023 às 18:00

A internet trouxe uma nova gama de possibilidades para profissionais de diversos setores. O ramo da comunicação recebeu ainda mais novidades, entre elas as web rádios, que vem se tornando uma alternativa cada vez mais viável de substituir o meio tradicional, ou de entrar nesse mercado para quem não tinha esta oportunidade. Porém, toda oportunidade traz um grande problema: a busca constante por atenção. Como cada um tem a sua voz, a competitividade é muito alta, e todos procuram fazer o máximo para se destacar. Então, vamos ver dicas para atrair mais ouvintes para a sua rádio online.

1 - Conheça seu público

Um dos maiores clichês do marketing moderno se aplica perfeitamente nesta situação. Todo conteúdo é feito para alguém; por isso, conhecer o seu público é primordial. O objetivo deste exercício é entregar exatamente o que ele espera, e se comunicar com ele de uma forma que seja natural e positiva.

No caso das rádios online, essa comunicação é ainda mais importante, já que ela é de fato uma comunicação. Você irá, literalmente, falar com o seu público, por isso, é fundamental conhecê-lo para saber com quem está falando e que linguagem usar.

Conhecer o público se divide em duas partes básicas. Uma é mais pragmática, em que você reúne informações como a faixa etária, grau de escolaridade, sexo e estado civil. Porém, para ser ainda mais preciso na comunicação, a rádio precisa construir uma persona.

Esse conceito, pego emprestado do marketing digital, permite que você construa um personagem semifictício que irá ajudar a tratar o seu público de maneira ainda mais pessoal. Você irá aprender os seus hobbies, suas ambições, suas preocupações e seus desejos, para construir um diálogo que seja ainda mais próximo.

Assim, é muito mais fácil ter uma comunicação positiva com um público que percebe que o seu conteúdo é feito realmente para ele. Essa personalidade resulta em uma chance muito maior de atrair pessoas que têm interesse real no que você tem a dizer.

2 - Não mantenha a rádio apenas na rádio

A rádio online é uma ótima forma de alcançar o seu público, mas definitivamente não é a única. A internet traz uma gama tão grande de possibilidades de engajar o público em uma conversa, que não usá-las é um enorme desperdício.

Primeiramente, quase todo mundo usa alguma rede social. Seja o Facebook, que tem um apelo mais geral, o Instagram, que é usado por um público mais jovem, e até mesmo o LinkedIn que tem um escopo mais profissional, se a rádio couber neste perfil.

As redes sociais são uma ótima forma de garantir que a sua rádio é visualizada pelo público, além de abrir um ótimo canal de interação. Perguntas podem ser feitas, para que comentários sejam lidos no ar, garantindo ao seu conteúdo algo que todo produtor deseja: interação e engajamento. O blog também é uma ótima forma de aumentar o seu alcance e gerar mais credibilidade, e é um ótimo local para complementar o conteúdo. Por exemplo, se um convidado ou um apresentador dá uma dica de uma receita, os detalhes podem ser vistos no blog.

3 - Tenha um aplicativo

Essa é mais uma forma de expandir o alcance da sua rádio online, mas é tão importante, que merece o próprio tópico. O Smartphone é um aparelho em que a grande maioria das pessoas passa praticamente o tempo todo conectado, e ter um aplicativo com a sua rádio garante muito mais facilidade ao ouvi-lo fora de casa.

Seja na academia, até mesmo em casa enquanto passa roupa, ou em qualquer outra opção, o aplicativo é maneira mais fácil de fazer a sua transmissão. Enquanto usar um site para ouvir pelo celular é uma opção, não é a ideal, já que dá mais trabalho, e os navegadores podem não ser tão confiáveis.

4 - Use o vídeo

Parece contraditório que uma rádio online irá usar o vídeo, mas esses conceitos não são excludentes, pelo contrário, eles se complementam muito bem. Enquanto o seu conteúdo primário irá ser sempre o rádio, ainda mais considerando que o público gosta desta opção pela facilidade de absorvê-lo em qualquer momento, o vídeo pode ser um complemento interessante.

Por exemplo, todo mundo adora bastidores. Se o programa na rádio recebeu um convidado, um rápido vídeo com os bastidores é uma ótima forma de atrair mais público. O aspecto visual não deve ser dispensado, mas usado quando surgir a oportunidade correta.

5 - Fique sempre atento a novidades

Todo mundo que tem interesse na rádio online, é porque cresceu com essa mídia ou tem um carinho especial por ela. Por isso, já sabe como ela “funciona” e como extrair o máximo dela. Porém, por mais que seja parecida, a rádio online é um pouco diferente. Portanto, é uma ótima dica ouvir outras rádios online e aprender não somente como elas lidam com o ambiente, mas também com o público.

Como é a interação com o público? Qual é a divisão entre notícias, músicas e entretenimento? Como é a linguagem? Existe um foco ou são abordados diversos assuntos? Estas respostas, e diversas outras, são importantes, e determinar o que cada um faz pode ajudar a encontrar uma solução ideal para a sua situação.

6 - Invista no Marketing

Como mencionado acima, algumas dessas dicas pegam emprestados certos conceitos do marketing. Por fim, não existe nenhum mal em usar as estratégias de marketing para conseguir atrair mais público. Pelo contrário.

Soluções como o e-mail marketing se mostram bem eficazes em diversos setores e inúmeros negócios, e certamente irão se mostrar bem úteis para as rádios online. Esta e diversas outras estratégias de marketing podem ajudar a sua rádio a encontrar mais público.

Essas dicas são importantes para conseguir atrair mais ouvintes para a sua rádio. Com tanta competitividade, não somente na rádio mas também para atrair a atenção e o tempo dos ouvintes, é preciso trabalhar muito para conseguir criar e manter um produto de qualidade, chamando mais público para o seu conteúdo.

A BRASCAST traz todos os recursos para montar sua web rádio. Nossa plataforma tem diversas funcionalidades para ajudar você a atrair mais público e criar uma programação de máxima qualidade. Confira: https://brascast.com