Afinal, como funciona um streaming de áudio?

BRASCAST
02/06/2023 às 18:59

O avanço da tecnologia proporciona, constantemente, uma nova forma de produzir, consumir e disseminar conteúdos pela internet. É possível, assim, alcançar um grande número de pessoas sempre que algum material é disponibilizado virtualmente. Através dessas evoluções, agora é possível que os internautas não precisem mais baixar arquivos de áudio e vídeo para conseguir ouvi-los ou assisti-los, graças à tecnologia de streaming.

Baixar arquivos, que muitas vezes vêm com vírus acoplados, para poder escutar uma música ou assistir a um filme, por exemplo, demanda consumo intenso da banda larga, diminuição do espaço rígido do usuário (HD) e horas de espera para executar o download. Por isso, os streamings de vídeo e áudio vieram facilitar a vida das pessoas, uma vez que, com eles, é possível que o conteúdo seja acessado online, com reprodução instantânea no dispositivo usado.Atualmente, os streamings de áudio viraram febre mundial, e é sobre eles que iremos falar um pouco mais hoje. Confira!

Streaming de áudio: o que é?

Também chamado de fluxo de mídia, os streamings de áudio realizam a transferência de conteúdos produzidos por outrem, via internet, para quem quiser acessá-los. Entre os formatos de áudio para streaming, os mais utilizados são o MP3 e AAC.

Toda a transmissão e reprodução ocorrem de maneira instantânea, basta dar início à reprodução e aguardar alguns segundos para que se crie um buffer na memória do seu dispositivo. Esse buffer funciona como um depósito ou caixa de dados para que o player que reproduz o conteúdo não pare, caso a conexão de internet do usuário piore em algum momento.

Nesses casos, quando a internet deixa a desejar, é possível que, mesmo com a instalação do buffer, não seja possível dar continuidade à transmissão por completo. Nesse caso, o áudio para ou a tela de reprodução fica branca, indicando que não é possível reproduzir o streaming.

Outra grande característica do streaming de áudio é a possibilidade de criar rádios online e fazer transmissões em diversos formatos e segmentos, como rádios educativas, musicais, corporativas, entre outras.

Uso do streaming

Atualmente, um dos principais usos do streaming são as rádios online, também conhecidas como web rádios, que podem transmitir seus conteúdos ao vivo ou não, para qualquer dispositivo. Segundo um estudo publicado pela Kantar Ibope Media, 3,1 milhões de pessoas escuta rádio durante o deslocamento entre dois lugares, sendo que os celulares são os dispositivos mais usados para essa finalidade.

Para quem deseja ter uma rádio online, basta escolher uma boa empresa que preste esse serviço e ofereça os recursos necessários para iniciar o projeto.

Uma das opções mais usadas é a transmissão ao vivo pela rádio web, sendo possível interagir constantemente com o ouvinte. É possível também programar o conteúdo a ser transmitido de maneira automática, pelo período que desejar. Os podcasts também podem ser disponibilizados pelas rádios online, para que o público ouça o conteúdo que perdeu, a hora que quiser.

Além do uso como formato alternativo de rádio, que é uma das principais aplicações atualmente, diversos streamings de áudio vêm sendo utilizados no Brasil e no mundo, como Spotify, Deezer, Pandora, Rdio, entre outros. Neles, é possível escolher os arquivos que deseja ouvir, filtrando a busca por artista ou pelo nome da música, sem precisar baixar o conteúdo para ouvi-lo.

Apesar da facilidade de ouvir o conteúdo online, sem ocupar o espaço do dispositivo, os aplicativos de streaming só funcionam através do acesso à internet, não sendo possível escutá-los off-line, como acontece quando se baixa um conteúdo. Esses apps até oferecem essa opção, mas somente para quem paga uma taxa fixa por mês para usá-los, o que permite ter acesso a esse e outros benefícios.

Benefícios do streaming de áudio

Uma das principais facilidades proporcionadas por esses aplicativos, é encontrar uma maior quantidade e variedade de músicas. A maioria desses streamings segmenta os gêneros de música e artistas para que o usuário possa ouvir somente o que realmente gosta. Além disso, é possível, caso seja assinante de algum deles, montar uma playlist própria e personalizada, que pode ser ouvida a qualquer hora.

Outro grande benefício é a simultaneidade proporcionada pelos streamings, que permitem ao usuário ouvi-los enquanto acessa outros conteúdos. É possível usar a internet, as redes sociais ou fazer pesquisas, por exemplo, enquanto se ouve música nesses aplicativos ou em uma rádio online.

Para o segmento de rádio online, também existem muitos benefícios. Com o streaming, foi possível reviver esse ambiente, uma vez que, atualmente, as rádios que operam em frequência modulada já não estão mais em alta como antigamente, graças às novas tecnologias de streaming e de download de músicas.

Alcance e investimento

Para quem investe em uma rádio web, por exemplo, a possibilidade de interação instantânea com seus ouvintes é muito grande, aumentando assim, a popularidade da rádio e o número de ouvintes. Além disso, a facilidade de acesso das rádios online acaba por atrai-los, já que podem escutá-las a qualquer momento e em qualquer tipo de dispositivo, seja ele móvel ou não.

O alcance do público também é expandido com as rádios web. As rádios AM e FM só operam em frequências limitadas geograficamente, enquanto o streaming pode ser ouvido por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Basta ter uma conexão com a internet e acessar algum streaming de música ou rádio online.

O investimento para criar uma rádio online, também é baixo. Além dos investimentos em equipamentos, como um microfone de boa qualidade (para transmissões ao vivo), um computador e uma internet rápida, a hospedagem de uma rádio web pode custar a partir de R$49,90, sendo muito mais barato do que pagar por uma frequência modulada.