4 estratégias para gerar engajamento para a sua rádio

blog-post-image

Apesar de muitas pessoas estarem focadas em podcast, a verdade é que ainda existem ouvintes fiéis de um tipo específico de meio de comunicação: o rádio.

Inclusive, justamente por causa do uso mais popularizado da Internet, há diversas emissoras que até mesmo funcionam por conexão virtual, sendo ainda mais fácil que as pessoas criem a sua própria rádio.

Afinal, quem nunca fingiu que era um locutor? Hoje, isso está à disposição de todo mundo! No entanto, para que haja a sobrevivência de uma rádio, é preciso que os ouvintes estejam conectados a ela, ou seja, que eles ouçam sempre a sua programação e que tenham interesse em participar dessa rádio.

Se você quer criar a sua própria emissora ou até já criou, mas não sabe o que fazer para chamar mais ouvintes, veja agora quatro estratégias simples.


O que é engajar?

 
Antes de ensinar o que se deve fazer para engajar as pessoas com a sua rádio, é fundamental entender do que se trata o engajamento. Aliás, esse é um termo que as pessoas estão ouvindo constantemente, inclusive com as redes sociais.

O que seria o engajamento? Isso nada mais é do que a forma como as pessoas interagem com a sua rádio, o quanto se comunicam com ela, o quanto participam da programação, etc.

Por exemplo: quando um locutor abre o telefone da rádio para que as pessoas peçam alguma música especial e não há ligação de ninguém, falta engajamento.

Quando as redes sociais da rádio não têm comentários e tem poucos seguidores, também significa que o engajamento está baixo.

Há muitas razões pelas quais as pessoas deixam de engajar uma rádio: porque não gostam da programação, porque não conseguem contato facilmente com essa rádio, porque os representantes do Marketing não respondem nas redes sociais, etc.

Justamente para ajudar você a contornar esses obstáculos é que nós preparamos quatro dicas importantes para que a sua rádio tenha o engajamento ideal!


Deixar claro como as pessoas podem falar com a rádio

 
É importante que as pessoas consigam fazer contato rapidamente com a sua rádio, ou seja, que elas sejam atendidas pelas redes sociais, por e-mail ou por WhatsApp.

Há algumas rádios que ainda fazem questão de usar o telefone, até mesmo para poder conversar em tempo real com os seus ouvintes. No entanto, é claro que se o ouvinte ligar por várias vezes e não é atendido, ele não vai engajar novamente.

É preciso considerar sempre que as pessoas têm um cotidiano atarefado e que elas não podem ficar tentando fazer contato com a rádio se isso for difícil demais.

Além disso, é fundamental que a rádio tenha um WhatsApp para o qual os ouvintes consigam enviar áudios e mensagens e que haja alguém que fique atendendo a esses ouvintes, inclusive no caso de pedido de música ou de opiniões.

Ainda sobre a forma de contato, é muito importante que o número de WhatsApp ou de telefone seja repetido de forma clara diversas vezes durante a programação.


Fazer promoções para o seu público

 
Muitas pessoas passam a conhecer determinada rádio por ela ter feito uma promoção relacionada ao seu ídolo, por exemplo.

Vamos supor que alguém gosta muito do Harry Styles: é bem provável que essa pessoa comece a acompanhar uma rádio que faça promoções de ingressos, de camiseta ou de qualquer outra coisa do artista.

É claro que, hoje em dia, os prêmios precisam ser um pouco mais elaborados: poucos ouvintes vão engajar uma rádio apenas porque ela dá um CD, uma vez que quase ninguém ouve CD atualmente.

Sendo assim, é importante reservar uma verba para as promoções e apostar em sorteios de itens mais caros, como um telefone celular, por exemplo.

Vale a pena ainda colocar como condição que a pessoa ouça três vezes determinada música e que ela informe os horários: isso vai “obrigar" o ouvinte a acompanhar a programação e, com isso, ele pode acabar se conectando com o estilo da sua rádio.

Mais uma recomendação importante é que, no período em que se estiver fazendo uma promoção, esta deve ser extremamente divulgada, até mesmo com post patrocinado em redes como o Facebook.


Saber de que o público gosta

 
Essa é uma das dicas mais simples quando se fala em conquistar público: oferecer o que ele gosta. É claro, entretanto, que não dá para tocar absolutamente todas as coisas.

Por isso, o ideal é que a rádio tenha uma identidade: é uma rádio de axé? É uma rádio informativa? Ela é voltada ao sertanejo? Uma vez que se define qual é o estilo, é importante oferecer variedade.

Por exemplo: se é uma rádio voltada ao sertanejo, é preciso ter em mente que nem todo ouvinte gosta apenas das músicas mais recentes. Pode ser que incluir canções sertanejas da década de 90 seja um caminho para que haja mais ouvintes.

O ideal é sempre pedir a opinião dos ouvintes e isso pode ser feito liberando mensagens no WhatsApp, realizando enquetes e de muitas outras formas. Além disso, é certo que seguir o que os ouvintes solicitarem é muito importante.


Confie no uso das redes sociais

 
Hoje em dia, não dá para se falar em engajamento sem mencionar as redes sociais. Mesmo que a rádio funcione em uma frequência FM ou AM, ela deve estar atrelada às redes sociais sempre, especialmente na interação com as pessoas.

Fazer publicações contando o que haverá de novidade na programação, criar lives para que as pessoas vejam os bastidores da rádio, realizar enquetes e aproveitar os memes da atualidade são formas de ajudar o engajamento da rádio usando a Internet.

Se for possível, contar com um colaborador que possa apenas dar atenção à parte de Social Media da rádio vale muito a pena porque esse profissional vai ficar atento somente às demandas virtuais.

Se você quer saber mais sobre como melhorar a sua rádio, venha conhecer os nossos planos disponíveis no site! Você pode falar conosco para esclarecer qualquer dúvida clicando aqui!


Pronto para levar sua rádio ao próximo nível? Acesse o site da BRASCAST e confira nossos planos! Com nossas soluções, você terá todo o suporte necessário para transformar sua rádio em um verdadeiro sucesso.